top of page
AFAWEF-10.png

Ao ler o artigo "SOUND DESIGN EM GAMES E UX" percebi a complexidade do desenvolvimento de áudio para jogos, principalmente devido a sua imprevisibilidade: diferentemente de mídias mais tradicionais, como a televisão, os jogos são extremamente interativos. Devido a isso, seu aspecto sonoro precisa tanto criar uma aura de imersão, como prender a atenção de seus usuários, que necessitam do foco para realizar atividades diversas dentro do sistema.

 

Dentro desse escopo, iniciei minha pesquisa levando em conta os tipos de sons (diegéticos ou não) em jogos visuais, a forma como eles são acionados pelas ações do jogador e como eles interagiriam entre si e suas múltiplas sobreposições e hierarquias sonoras. Dentro disso, o sound designer deve ser capaz de tornar os sons usados facilmente distinguíveis entre si, de forma que o jogador seja capaz de identificar seus significados através de um feedback claro, ainda que pertencendo a uma mesma identidade.
 

Entretanto, ainda assim, em grande parte do tempo, temos o suporte visual para que possamos nos localizar dentro de determinado universo. Minha proposta de G1 nasce quando esse suporte não existe, nos áudio games.

 

Criados inicialmente como uma experiência inclusiva de acessibilidade, tais jogos buscam usar apenas de estímulos auditivos para contar uma história e guiar seus usuários através de uma jogabilidade imersiva. Disponíveis em sua maioria em plataformas de PC, tais jogos são amplamente encontrados pela internet, abaixo, selecionei alguns exemplos de diferentes gêneros, entre os quais pretendo encaminhar minha pesquisa:

Real Sound: Kaze no Regret

 

Um jogo de aventura auditiva publicado pela Sega, em 1999. Idealizado por Kenji Eno, músico japonês, que tomou a iniciativa após conversar com pessoas cegas fãs de sua obra, e aprender junto a elas como jogavam jogos de aventura visuais.

 

Papa Sangre II

Um jogo de terror disponível para iOS e narrado por Sean Bean, no qual o jogador deve se guiar pela escuridão através do mundo dos mortos para retornar ao mundo dos vivos.

Manamon

 

Distribuído pela VGStorm e inspirado por obras como Pokémon e Digimon, Manamon é uma alternativa do gênero de RPG eletrônico.

Survive The Wild

Também distribuído pela VGStorm, é um jogo multiplayer de sobrevivência.

Crazy Party

Um card game com modo de aventura que conta com diversos minigames em um sistema de arcade.

Eurofly

Eurofly é um simulador de vôo complexo e atlas digital para pessoas cegas. É baseado no sistema GPS real e contém um mapa completo do mundo.

Topspeed

Topspeed é um jogo de corrida baseado no som. Como qualquer jogo de corrida, o objetivo é chegar à linha de chegada o mais rápido possível sem bater.

Após pesquisar tais nomes, noto uma carência de jogos focados em narrativas mais complexas, assunto que acredito ser extremamente relevante no cenário de video-games. Após passar grande parte de meu tempo imerso em histórias ricas em personagens, suas histórias e relações interpessoais, me levanto o questionamento de como seria essa construção sem o apoio da linguagem visual.

bottom of page